• Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • Facebook Basic Square

Madeira Yang - Jia 甲 - Caracteristicas e atributos

 

 

 

 

Olá! Têm surgido algumas mensagens para que coloque aqui no Blog artigos sobre as características dos elementos (ou troncos celeste) da metafísica chinesa. Aqui estão eles! Durante algum tempo, vou colocar essas descrições que podem ajudar na compreensão de alguns traços de personalidade, valores, profissões, emoções... e muito mais. Estas descrições podem também ser encontradas no meu livro, O Poder de Saber, na sua relação com potencial, carreira e talentos. Hoje começo pelo primeiro Tronco celeste, a polaridade Yang da Madeira ou Árvore. 

 

 

 

Personalidade 

 

INDEPENDENCIA/BENEVOLÊNCIA

 

Jia 甲 é representada metaforicamente por uma grande árvore. Bem fixa no solo compacto e com raízes profundas.

As arvores grandes não se transportam nem movem com facilidade e daí a sua personalidade ser forte e de uma convicção, a maior parte das vezes, inabalável. Pode ser difícil lidar com pessoas Jia ou que tenham muita Madeira Yang na sua carta Bazi.

São individualistas e formulam rápida e eficazmente os seus objetivos. Podem tornar-se agressivos, teimosos e excessivamente persuasivos. São pessoas focados no futuro e no que querem fazer, condicionam o seu discurso e as suas ações neste propósito.

 

São aqueles que reconhecem facilmente os erros dos outros e podem ir longe de mais no seu sentido critico. Podemos sempre contar que são aqueles que te dizem as verdades mais impiedosas, doa a quem doer! 

Embora possam parecer rígidos e frios no exterior, eles preocupam-se bastantes com os outros. Não o demonstram, mas são benevolentes, gentis e têm um fundo de AJUDA e de HUMANITARISMO. 

Gostam que as "coisas" se DECIDAM RÁPIDO e não suportam a ideia de procrastinar. É para fazer, faz-se!

 

O resultado vê-se depois. Por vezes o resultado não corresponde ao objetivo e em maus ciclos podem perfeitamente insistir na tomada de decisões que não se materializam da melhor forma. Acima de tudo é sempre para decidir... “no matter what”.

São pessoas de IDEIAS FIXAS e não estão à espera do conselhos dos outros. Quando pedem é apenas para ter a certeza que as ideias que têm se confirmam. É mais um pedido de confirmação do que um pedido de ajuda.

Não são muito espirituais nem abstratos, gostam de lidar com o REAL e o AGORA. São criativos e têm muitas ideias relacionadas com o presente. Imaginar as coisas de futuro já é mais desafiante e por isso gostam de soltar ideias impulsivamente e de ter alguém com eles que as desenvolva e as execute.

 

As questões emocionais estão bastante ligadas com a Arvore/Madeira Yang. Em desequilíbrio na carta podem originar momentos de raiva ou agressividade, o que afetará a sua autoconfiança. Quando estes períodos chegam o ideal é esperar e deixar o tempo passar.

 

 

Vertente profissional

 

A Madeira Yang representa uma pessoa que quer crescer, quer sempre EXPANDIR. São pessoas de uma convicção e perseverança acima de qualquer outro elemento.

 

São completamente focadas no seu trabalho, porque acreditam que o seu valor vem daí. A sua autoconfiança depende do que FAZEM. Gostam de ter cargos importantes, com bons salários e bom status, e só param quando lá chegam. Quando isto não acontece a motivação acaba e vem o desinteresse.

Pessoas Jia podem resultar em grandes professores, mentores.

 

São pacientes e não desistem enquanto não concretizam objectivos. Podem não ser muito visíveis e notados mas esperam o tempo que for preciso... assim com a arvore precisa de tempo para crescer. No seu interior, toda a ambição está lá e os processos estão a acontecer. Eles têm o seu processo interior e a sua ESTRATÉGIA e só param quando tudo começar a dar frutos. É preciso ter em conta que para isto acont