• Instagram Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • Facebook Basic Square

Seja a pessoa que avança mesmo tendo medo de não ser capaz

 

 

Medo é algo normal. 

 

Embora esta frase não seja muito consensual e pareça cliché, na minha opinião e na opinião da maioria de pessoas sobre as quais já li biografias e entrevistas esta emoção é bastante normal... muito embora limitadora.

 

Este sentimento de incerteza e insegurança aparece na vida de quem vai fazer alguma coisa da qual não sabe absolutamente nada e cujo o resultado é desconhecido.

Existe uma excepção, há uma pessoa que já ouvi dizer que nunca teve medo. Uma vez vi uma entrevista de Elon Musk, o conhecido fundador da PayPal, da Tesla e de muitos outros projetos visionários em que ele dizia que nunca tinha tido medo... e que desistir nunca tinha sido algo que lhe tivesse passado pela cabeça. 

 

As pessoas vivem diferentes vidas consoante a importância que dão ao medo e à reação que têm a essa emoção.

O medo está muito relacionado com a autoconfiança. A verdade é que só temos medo se acharmos que não somos capazes de fazer algo. O medo só aparece quando vamos dar um passo sobre o qual não temos controlo sobre o resultado. O medo aparece quando queremos controlar tudo na nossa vida e não podemos. O medo aparece quando não queremos falhar em relação a isso que vamos fazer e como não sabemos se resultará ou não... temos medo. O medo é o amigo do ego, aquela voz idealista que nos quer manter no perfeccionismo, i.e., na zona de conforto.

 

Mas podemos trocar as regras do jogo. Ou antes, podemos ver isto do medo por outra perspetiva.

 

Pense assim, ter medo é sinal de estar a avançar na sua vida. Os avanços são progressos e os progressos requerem de nós esforço e empenho.

 

 

SE AINDA NÃO FALHOU HOJE, SE AINDA ALGUMA COISA NÃO CORREU MAL É PORQUE NÃO SE ESTÁ A ESFORÇAR O SUFICIENTE EM RELAÇÃO AQUILO QUE REALMENTE QUER NA SUA VIDA.

 

 

Os “falhanços” são as fundações para o seu sucesso e precisa deles para perceber o que não deve repetir e o que não resulta. Precisa deles para saber o que é que não quer. Precisa deles para limpar um caminho que quer traçar e que pode estar “sujo”.

 

E dito isto:

 

De que é que tem medo?

O que é que é exatamente isso de achar que não é capaz?

 

Winston Churchill diz que:

 

 

“O SUCESSO É IR DE ERRO EM ERRO, OU DE FALHANÇO EM FALHANÇO SEM PERDER O ENTUSIASMO.”

 

 

A questão de achar que não é capaz é só um bloqueio da sua mente e está na sua mão mudar esse bloqueio.